Como Evitar Doenças Ocupacionais: Guia para o Empresário

Publicado: 26 de junho de 2025

Compartilhe:

A saúde do trabalhador e um bom ambiente de trabalho é um patrimônio fundamental para a empresa! As doenças ocupacionais são aquelas desenvolvidas no ambiente de trabalho e causam sérias consequências, incluindo afastamentos e prejuízos, além da perda da qualidade de vida do próprio trabalhador. Por isso, a prevenção e um correto gerenciamento de risco é essencial para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável.

Evitar doenças ocupacionais está diretamente ligado ao cumprimento da legislação trabalhista: é uma prática que beneficia a todos. Atualmente o Governo está atento e fiscaliza diversos setores econômicos, em busca de falhas e erros na aplicação de EPIs e de doenças ocupacionais, além de casos mais graves, como as doenças ligadas a saúde mental, como depressão e burnout.

Algumas medidas fundamentais para prevenir essas doenças são:

  1. Análise de Riscos Ocupacionais Verificar os reais riscos das atividades realizadas pela empresa, sejam eles riscos físicos, ambientais ou comportamentais.
  1. Adequação das condições de trabalho
    Manter o ambiente seguro, com controle de agentes químicos, físicos e biológicos, ventilação adequada e ergonomia correta, evita o desenvolvimento de problemas relacionados ao ambiente.
  2. Fornecimento e uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)
    Capacitar o trabalhador para a utilização correta dos EPIs e garantir que os equipamentos estejam disponíveis e em bom estado é essencial para a proteção contra riscos específicos.
  3. Capacitação e treinamento contínuos com apoio de Profissionais
    Informar e treinar os colaboradores sobre os riscos do trabalho e as medidas preventivas aumenta a conscientização e contribui para a adoção de comportamentos seguros.
  4. Realização de exames médicos periódicos
    O acompanhamento da saúde do trabalhador permite identificar precocemente alterações relacionadas ao trabalho, possibilitando intervenções rápidas para evitar o agravamento.
  5. Adequação ergonômica
    Ajustar estações de trabalho para prevenir lesões por esforço repetitivo e desconfortos musculoesqueléticos é vital para atividades que envolvem movimentos repetitivos ou posições estáticas.

A empresa tem o dever legal e ético de garantir um ambiente de trabalho seguro, adotando as medidas de prevenção e proteção necessárias. Para tanto, pode e deve contar com o apoio de Psicólogos, Advogados e outros profissionais especializados.

A prevenção das doenças ocupacionais depende de uma cultura de segurança no trabalho, investimento em medidas preventivas e o compromisso tanto dos empregadores quanto dos empregados.

Samara Carvalho Franceschi